quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval: Bem ou Mal (Dava até um enredo)

Dessa vez vou dar um pitaco sobre os comentários sobre os 4 dias mais/menos importantes de fevereiro. Em época de carnaval é tradicional ver diversas citações sobre a data.  Uns, adoram, outros detestam, e assim entra ano e sai ano e o festa continua a mesma. Nesse ano, com a ajuda do Twitter pude ler diversos publicitários, de importantes agência com poupudas contas de anunciantes assíduos do carnaval, diga-se de passagem, expressando suas opiniões e sentimentos sobre a maior mobilização "cultural" do país.
Analisando o lado dos que não suportam a data: tudo bem vai, esse negócio de rebolation, vou te comer e etc enche o saco mesmo. E a  TV aberta? que se volta toda para o evento, com transmissões ao vivo e reprises no dia seguinte com mais de 3 horas de duração. Para aqueles que não têm TV por assinatura... é melhor ler um livro, pois, nos jornais e nas revistas o assunto é o mesmo. Isso se aquele seu vizinho amigo não ligar o som e colocar o volume no máximo com axé music que até parece que vai explodir seu cérebro.
Alguns alegam que as verbas investidas na produção dos desfiles e blocos é muito grande. A escola Grande Rio gastou cerca de 9,5 milhões de reais. Dê onde vem esse $$,  ah...  você imagina. Também nesse desfile, a escola embolsou uma bagatela de 3,5 milhões de uma tradicional cervejaria para falar no enredo sobre seu também tradicional camarote na Sapucaí. Bem, deixamos isso para os executivos da empresa e da agência analisar. Só fico me perguntando, qual o ROI desse patrocínio? Sem saber os objetivos, não consigo opinar.
Agora vamos falar do lado bom do carnaval, especialmente para anunciantes e agência.
A semana de carnaval é sem dúvida a mais esperada do ano. Muitos ousam até falar que o ano começa após isso. Tradicionais capitais do país literalmente param nessa data. Tudo é folia. 
Diversas marcas vêm apostando suas fichas no evento. Algumas com maestria, outras, já nem tanto.
Já é sabido que o carnaval movimenta milhões de reais todos os anos. Isso faz girar, e acelerada, a roda da economia. Diversos setores se beneficiam, principalmente, turismo, alimentício, de bebidas, moda e eventos.
E é nisso que muitos deveriam pensar.
Como observação:  Um dia fui num botequim de um cliente São Paulino, e conversando informalmente disse: “- O Curintia vai perder hoje.” E ele me disse: “- O curintia não pode perder hoje. Sabe por que? Quando a transmissão é dos jogos do curintia, o botequim fica lotado. Se ele for eliminado, o movimento certamente cairá  ”
 Pra mim, uma das mais bem pensadas estratégias desse carnaval (não iniciou nele, mas teve seu ponto forte) foi a da Nova Skin. Ao adquirir a marca Devassa, a empresa deu uma tacada de mestre. Dizem que a aquisição foi por cerca de R$30 milhões. Muito mais barato do que reposicionar a já cansada Nova Skin.
Como a empresa era uma das patrocinadoras do carnaval carioca, a TV Globo não mediu esforços para destacar a marca, enquanto que a Brahma tinha sua marca em fade quando o entrevistado usava a camiseta com a logo-marca da cerveja. Ou seja, mídia (teoricamente) espontânea.
Também celebridades e pseudo-celebridades  que participam da festa e se aproveitam para estar/voltar a mídia. Uma delas, Paris Hilton, foi trazida pela Devassa, e fez um tremendo alvoroço no espaço reservado no sambódromo (Não, não vou fazer piadinha entre a marca e a pessoa, ok?). Para não deixar barato a equipe de Zé Victor Oliva tratou de colocar no camarote da Brahma famosos de peso, como a toda poderosa Madona, que chamou os holofotes, mesmo que por um pequeno período, mas que nesse período, apagou a concorrência . Também passaram pelo espaço Robinho, Zeca Pagodinho, Ronaldo e outros craques da marca.
Sabe aquela história de, se eu não uso o produto como posso fazer o melhor planejamento pra ele? Se encaixa nesse caso também. 
 Pesando os prós e os contras, sou a favor do carnaval. É a política do pão e circo. Se o povo gosta... Se o governo está dessa forma, eu vou reclamar do carnaval?  
 É isso aí! se quiser, de seu Pitaco também. Estamos aqui pra isso.

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