quinta-feira, 27 de maio de 2010

Promoções on-line. Quando o possível sucesso vira uma enorme dor de cabeça!

Não podemos negar que a publicidade on-line e as promoções vêm aumentando a cada dia. As grandes empresas começam a enxergar essa nova realidade e a investir pesado nesse nicho.
Diga que "começam" a enxergar, pois até muito pouco atrás, gigantes do varejo se quer tinham um bom site ou uma ferramenta de e-commerce. É o caso da Casas Bahia e do mundial Walmart.
O walmart até o início de 2009 possui e-commerce em quase todos os países onde possuia lojas físicas, com exceção do Brasil. A Casas Bahia entrou nesse seguimento também no ano passado.

Por falar em Walmart, esse servirá de exemplo hoje.
Recentemente a empresa criou um perfil no badalado Twitter. A empresa se relaciona com seus consumidores através do perfil @mundowalmart.
Na semana passada resolveram criar uma campanha denominada A Maior Liquidação da Web. Usaram a hashtag #maiorliquidacaodaweb em diversos twittes, enviaram e-mkt, criaram uma super expectativa para o início e fim da ação, que começava as as 11h do dia 21 de maio e terminava as 14h. Apenas três horas de promoção.
O @mundowalmart prometia produtos com no mínimo 30% de desconto.

Houve um engajamento enorme, a hashtag entrando no Trending Topics da ferramenta, etc.
Tudo parecia correr bem pra agência colocar esse entre um dos grandes cases de varejo no Twitter. Parecia...

Dado a hora do início, milhares de internautas correram para a página da empresa sedentos por promoções e para comprarem diversos produtos por preços especiais, e... tudo deu errado.

Alguns não conseguiam finalizar a compra, outros reclamavam do preço dos produtos, outros diziam que o produto aparecia sem o desconto no ato da compra, e as reclamações foram se multiplicando.
Na tentativa de maquiar os erros, o perfil mundowalmart tentava retuitar os poucs que elogiavam a campanha. Quando viu o tamanho do problema, já era tarde. A empresa não tinha um plano de contingência bem preparado. Em termos de repercussão, foi o maior fiasco dos últimos meses. Com certeza o perfil da empresa e sua marca saíram arranhados dessa promoção.
A falta de estrutura ficou nítida. A empresa subestimou seus clientes.

A lição que tiro disso tudo: Não se deve desenvolver uma campanha on-line sem antes se analisar, detalhadamente, os riscos, as ameaças e pensar em como conter o problema em caso de erro. Ainda mais se tratando de um dos maiores varejistas do mundo.

Os concorrentes, como Submarino, Americanas.com, entre outros devem ter ficado contentes rs. Mas também, devem estar com a barba de molho e analisando o que não fazer numa promoção na web.

E você, o que achou de tudo isso? De o seu pitaco.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Eis a lista dos convocados! Venceu a teimosia.

O futebol tem dessas coisas.
Todos já esperavam, mas lá no fundo, como bons brasileiros, ainda tínhamos esperanças.
As 13h, do derradeiro dia 11 de maio, mas uma vez deu a lógica. Nenhuma surpresa. Ou seja, azar de toda uma nação, que clamava pelo futebol arte, e vai se contentar com um jogo burocrático, pragmático, previsível, turrão e teimoso. Eu poderia usar mais um monte de adjetivos, mas os substantivos falam por si.

Dunga fez o que se espera dele, convocou a seleção brasileira para a copa do mundo como o futebol que o mesmo jogava a tempos atrás, um futebol sem brilho, sem magia, sem graça. Novamente os adjetivos vão se sobressaindo.
Digo que ele fez o que se esperava, pois, sinceramente, eu não tinha o que esperar dele. Um técnico limitado, que não tem capacidade de fazer algo diferente (Tá vendo, consegui me limitar à apenas um dessa vez).

A principal justificativa para a escolha foi: "O comprometimento", palavra adorada pelo técnico e por seus comandados.Realmente dunga foi comprometido, isso não podemos negar. Porém, ele foi comprometido com seus jogadores, e não com a nação brasileira.

O povo pediu arte, alegria, e recebeu um meio campo com um homem de criação (na verdade nem essa informação é verdadeira, pois Kaka é um jogador de explosão, mas está a anos luz de distância de ser um jogador de criatividade) e o resto de "volantões trombadores". Beleza. Maravilha.
Parafraseando Marcelo Tas, a seleção tem muitos volantes para um condutor.

Fico pensando, qualquer seleção do mundo (qualquer mesmo) gostaria de ter Ronaldinho Gaúcho a disposição, e nosso "guerreiro" comandante não dá a mínima pra isso. "- Ronadildinho, ah bá tchê. Ele me desmoralizou na final do GreNal" (essa frase com certeza deve ter passado na mente gloriosa do Dunga.

Nem vou me alongar no caso Paulo Henrique Ganso, já que esse é unanimidade entre os torcedores brasileiros.
Neymar, com certeza, estaria na minha lista, mas tá bom, para outros, esse é questionável, pelo menos por enquanto, pois quem tem alguma dúvida que depois que ele colocar a amarelinha no peito nunca mais vai tirá-la?

Mas o que há de se fazer? Alguns dizem: "- Não vou torcer para o Brasil, agora sou Argentina". Não, com certeza não farei isso. Se nosso amigo convocou esses, vamos torcer por esses, fazer o que?

A frase que mais gostei do Dunga na entrevista coletiva pós convocação foi:
" - Vocês acham que eu não tenho nem um pouquinho de inteligência, nem um pouquinho?"
Sem mais Meritíssimo.

Espero que o Brasil ganhe a copa, pois se não ganhar, Dunga não consegue emprego nem no time de síndicos do prédio.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Convocação pra Copa 2010? Vai dar torcida ou teimosia?


De 4 em 4 anos o Brasil para por cerca de 15 minutos para ouvir o veredicto mais importantes dos esportes: a lista dos convocados para a copa do mundo. Depois é claro, parasse mais 1 ou 2 horas pra discutir a convocação.
Amanhã, dia 11, o técnico Dunga anunciará quem serão os gladiadores que defenderão a bandeira nacional na África do Sul. Antes mesmo da convocação, as discussões são grandes, sobre quem levar ou não levar.
A maioria do povo brasileira clama pelos meninos do Santos F.C., Neymar e Paulo Henrique; Mas será que o turrão, às vezes teimoso, Dunga vai dar chance ao futebol arte? Tenho minhas dúvidas.
Eu, como a grande massa, gostaria que os garotos fossem convocados, assim como o craque Ronaldinho Gaúcho, que voltar a jogar bem, e está comendo a bola no velho continente.
Mas Dunga, com suas convicções e valores, prefere jogadores que, a muito tempo, não vêm dando nada, como Adriano, Júlio Batista, Josué, Gilberto, Gilberto Silva entre outros.
Ah, se você iria me perguntar: “-No lugar de quem?” posso afirmar-lhe: “No lugar de qualquer um.” Pelo que eles vêm jogando, podem barrar qualquer um.

Como todo bom brasileiro, me colocarei no lugar de técnico, e eis minha lista:

Goleiros:
Júlio César (Inter)
Gomes (Tottenham)
Vitor (Grêmio)

Laterais Direitos:
Maicon (Inter)
Daniel Alves (Barcelona)

Zagueiros:
Lúcio (Inter)
Ruan (Roma)
Thiago Silva (Milan)
Alex (Chelsea)

Laterais Esquerdos:
Fábio Aurélio (Liverpool)
Michel Bastos (Lyon)

Volantes:
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Hernanis (São Paulo)
Denílson (Arsenal)
Lucas (Liverpool)

Meias:
Kaká (Real Madrid)
Paulo Henrique (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Milan)
Elano (Galatasaray)

Atacantes:
Luis Fabiano (Sevilla)
Robinho (Santos)
Neymar (Santos)
Nilmar (Villarreal)

Time Titular:
1- Júlio César
2- Maicon
3- Lúcio
4- Ruan
5-Gilberto Silva
6- Fábio Aurélio
7- Hernanis
8-Robinho
9- Luis Fabiano
10- Kaká
11- Elano

Quais as chances d’eu ganhar a copa com essa seleção? Não sei. Você sabe quais as chances do Dunga ganhar com a dele? A não ser que você seja a mãe Diná, também não deve saber. Então, vamos aguardar a lista e cornetar, pois, quando a seleção estiver na África do Sul, é só torcida.

Abraços, e até a convocação.