terça-feira, 27 de abril de 2010

Campanhas simples que irritam!

Algumas campanhas publicitárias são tão simples, e tão brilhantes ao mesmo tempo, que chegam a irritar.
Tenho certeza que você, alguma vez, já teve o sentimento de: "- Por que não pensei nisso antes?"?. Pois, é. Vez ou outra vejo campanhas publicitária que me fazem levantar esse questionamento.
Nessa hora fico com uma sensação de irritação, comigo mesmo.

Muitas vezes tentamos pensar em coisas brilhantes e mirabolantes, quando o mais funcional está embaixo do nosso nariz.
Quando alguém nos mostra isso, bate as mais diversas sensações de inquietude. O bacana é que é uma "invejinha" boa.
Mas nem tudo é ruim. Cada vez que isso acontece, vejo-me no dever de aprimorar-me e buscar sempre essa simplicidade.

Sem entrar no mérito da peça ser, ou não, cópia de idéia*, ou fantasma**, vou citar o exemplo da campanha da Ogilvy Brasil, realizada em bares de São Paulo, conscientizando os motoristas e não dirigir após o consumo de bebida alcoólica.

O vídeo mostra clientes recebendo a conta no bar, e se espantam ao se deparar com valores exorbitantes, onde estão inseridos gastos com médico, hospital, fisioterapia, entre outros, já prevendo um acidente em que o motorista pode se envolver dirigindo embriagado.



Confesso que não consegui identificar o cliente. Por isso, surgem as suspeitas de peça fantasma.

Mesmo assim, a idéia é brilhante.
Não tem como não impactar os clientes do bar, e, ao que tudo indica, o resultado foi muito positivo.

*Em alguns blogs na internet, há uma discussão, onde é levantada a dúvida de uma "cópia de ideia" por parte de Ogilvy, sob a alegação que essa idéia já havia sido apresentada na Miami AdSchool pelo aluno Albino Camargo, e gerado muito buzz entre alunos e professores.

**Peça Fantasma: peças criadas com o objetivo de participar/ganhar festivais de publicidade, sem se importar com os objetivos do cliente.
Essa prática, infelizmente, é comum Não é ilegal, mas não é ética.

E você, o que achou da idéia?
Dê seu pitaco.

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